20 anos depois... da prisão.

E se tudo der errado e os personagens acabarem presos?
Ou então, e se a verdadeira trama ocorrer depois de um bom tempo que os personagens passarem encarcerados.
No primeiro caso, é uma eventualidade, que pode gerar uma oportunidade para gerar uma nova campanha, salvando a campanha anterior do fracasso total.
O mestre-de-jogo deve pensar nas mudanças que ocorreram no mundo enquanto os personagens ficaram presos, que frutos resultaram da trama que eles estavam participando quando eles estavam presos, os vilões e aliados que continuam na ativa e, essas coisas acontecem, os antigos aliados que agora podem ser vilões.
E pode ser explorado também o drama de cada personagem ao perceber que seu antigo estilo de vida não existe mais agora que ele recebeu sua liberdade: o boteco onde eles planejavam seus golpes virou uma boca de fumo barra-pesada, a boate onde eles queimavam toda a grana com a mulherada foi transformada em templo religioso, seu antigo apartamento está quase desmoronando em um prédio condenado, a marca de cerveja que ele bebia não existe mais,...
Já o segundo caso, como na postagem anterior, trata-se de um prólogo metido a besta.
Muito cuidado em aventuras onde os personagens são obrigados a perder no final para que o jogo siga adianta.
Jogadores participam do jogo buscando o sucesso, e mesmo quando o mestre-de-jogo apresenta uma situação sem solução para eles, eles buscam uma solução a qualquer custo e acabam peitando a morte... E consequentemente, morrendo.
O jogo chegou na parte em que tudo dá errado para os personagens-jogadores? Anuncie que não é mais jogo, é uma cena da trama, aconteceu isso, aconteceu aquilo, e antes que os jogadores reclamem, aqui estão seus personagens, 20 anos depois, saindo da cadeia com o nome de quem os dedurou e ficou com toda a grana do assalto.
Um problema que pode ocorrer nesse prólogo jogável com momentos perigosos: Algum personagem pode morrer no prólogo. Se ocorrer em alguma sessão anterior à cena da prisão, é só fazer um novo personagem como ocorre em qualquer campanha, mas se for próximo do momento da prisão, é só improvisar um prisioneiro que fica amigo dos personagens e, por amizade ou por necessidade, passa a fazer parte do plano de vingança do grupo.
Repetindo: Não jogue uma cena onde os personagens não tem outra saída a não ser se darem mal.

Comentários

  1. É realmente "perder" é complicado.
    Mas conversando antes com todos esse tipo de situação pode ficar interessante para cronica.

    Ou gerar outra cronica, com uma começo bem diferente.

    ResponderExcluir
  2. Nem me fale... Por três vezes eu joguei campanhas em que os personagens deveriam ser presos para que a aventura tivesse início, e quem disse que algum personagem sobreviveu à tentativa de prisão?
    É o q vc disse, Arquimago, se o final da aventura é uma derrota, o mestre-de-jogo tem que conversar antes com os jogadores e explicar que a vaca foi pro charco, mas que ainda vai dar pra fazer churrasco.

    ResponderExcluir
  3. Olha só, e depois tem a pachorra de falar que não incentiva o uso de plots na internet, bah!

    Ademais, muito bom o texto. A temática do grupo PERDENDO pode complicar a vida de muitos mestres. Essa é uma boa solução.

    ResponderExcluir
  4. é, né, Shoran...
    Então segue essa solução ao invés de largar os jogadores apanhando de NPC.

    Ah, e não incentivo o uso de plots toscos da internet; aqui só tem belezura.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Para argumentar quando alguém te perturbar.

Variações sobre o arquétipo de Sherlock Holmes

IRPGCast 43: Avatar e a criação de mundos - Comentários dos comentários