IRPGCast 52: MMO no RPG

Um irpgcast surpreendentemente útil, analisando a interferência dos RPGs online no RPG de mesa.

Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Devo ser o primeiro convidado que não toma telefoninho vermelho, hehehe

    Reiterando, devo ser o primeiro convidado que não toma telefoninho vermelho, nem pedindo.

    =)

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Tinha um MMO, que não lembro do nome agora, que o tema era Space. Pelo que sei, é um jogo chato, mas ocorreu uma reviravolta por parte de um jogador. Ele era um dos owners da maior guilda do jogo, tipo, 50% do poder do jogo era só dela (um detalhe: a nave mais power no jogo eles tinham 7 delas, e era tão cara que nenhum outro clan sequer chegou perto de comprá-la).

    Bem, o cara resolveu parar de jogar e deu 'dismiss clan'. Todas as bases espaciais do clan ficaram desprotegidas e todos os outros clans foram lá tomar suas bases. virou uma enorme guerra em jogo.

    E no fórum é que ocorreu o roleplay. Os caras do clan começaram a contar como diários de capitães como a guerra estava ocorrendo, com todos os outros clans participando. Foi uma situação rara em MMO.

    Essa situação é bacana, os caras levaram na esportiva, perderam anos de jogo, mas isso mostra que quem gosta do jogo não pára e aproveita o prejuízo para dar um revival no jogo.

    Eu escrevi tanto que sei que não vão ler mesmo.

    ResponderExcluir
  6. Ahhh q saudade do Ultima Online...

    Após a acalorada discussão acredito que voces concordam que os massives e o rpg moderno são o que são por causa do publico, não?

    ResponderExcluir
  7. @Gelatto, eu li xD

    Cara, se isso ocorreu mesmo deve ter sido muito legal. É um aspecto legal dos MMOs, quando as pessoas combinam e decidem fazer um Roleplay, mesmo sem saber. Já vi casos parecidos -mas não tão claros- no WoW e em outros jogos. E tipo, é até legal.

    Em um jogo de mesa o Mestre fica sabendo das estratégias dos jogadores, mas as vezes é mais legal atacar "uma máquina". Tem que ser legal combinar com os amigos uma estratégia, repartir os prêmios, reuniões de Guild, etc.



    Galera, meus parabéns, faz tempo que não gostava tanto de um podcast de vocês. Gostei muito mesmo, e olha que não gosto de MMOs.

    @Shoran, parabéns pela direção.

    @Parancini, Welcome to the jungle!

    @Spider, sou o único que acha que sua voz ficou MUITO diferente neste cast?

    ResponderExcluir
  8. @ivorygarden: sobre a voz do Spider, você não foi o único. Deve ser a versão kids.

    ResponderExcluir
  9. O episódio ficou ótimo! Shoran gerenciou a conversa muito bem.

    \o/

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. @Spider: Minino do ceu! Que virus q o Roj ta espalhando pra vcs ai? Vou pedir uma amostra pra estudar como arma biologica. De vez em quando dava pra ouvir alguem virando do avesso e tentando tapar o microfone :)

    @Gelatto: vc tem que passar pra galera o video do Shoran tomando chá de pau-barbado! :D

    ResponderExcluir
  12. Amei esse programa! Li os comentarios por cima mas ja vi que outros ouvintes tb gostaram.

    @Shoran: parabéns pelo direcionamento e pelo foco da conversa, manteve o tom bem humorado do programa.

    @Roj: esse é o tipo de programa que todos gostamos. Bem humorado, com uma discussão densa e útil.

    @Parancini: você é parente de alguém aí né? Só pode, pra ter sobrevivido à discussão com grande estilo e ainda não levar telefone vermelho!

    Meu noivo joga World of Warcraft e ouviu o programa junto comigo e se divertiu muito, e a todo momento falava "esses caras são d+". Ele mandou parabéns a todos pelo programa também.

    ResponderExcluir
  13. Na verdade eu paguei uma boa bolada pra ser bem tratado no programa. Preste atenção que nos próximos dias o site deverá passar por um update.

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. @Spider: duvido muito. não é o primeiro programa que ele conduz e os outros também foram muito bons. Não queria falar nada ruim pq gostei d+ do programa, mas vá lá: a parte que você diz que houve "risos" na verdade foram você e o roj apenax rindo. o convidado e o outro menino que estavam falando ficaram quietos, porque suas graças realmente são sem graça. a gente ri de vez em qdo pq são gracejos grosseiros. ainda falta muitíssimo pra você chegar no nível das piadas bem construídas do roj e do shoran. esses dois fazem do programa quase um sitcom de rpg, palavras do meu noivo. já você é o personagem sem graça, que de vez em qdo faz uma graça grosseira que fica engraçadinha (ênfase no inha). por exemplo... você já fez 3 comentários desesperados querendo atenção, mas não tem o que discutir: esse programa foi um dos melhores dentre os 52, e o mérito é todo da condução bem feita, bem humorada do Shoran e do Roj, que parecem não ter problema nenhum em improvisar uma interação engraçada e ao mesmo tempo intelectualizada entre si. Como já disse, achei a participação do convidado sensacional, com colocações inteligentes e pontuais. E faltou comentar a participação do cara que estava rouco e praticamente não falou, o do RPG de fórum. Aguardamos ansiosos pra saber se a aventura do skype foi ou não foi boa!

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  17. Crianças,
    Não briguemos.
    Sugiro 1 podcast com a presença do Spider e da Carol (eu tambem quero participar!), discutindo de preferência algum assunto polêmico (a ser escolhido pelo Roj).
    Que tal Spider?
    Pode ser a sua despedida!
    Carol?

    ResponderExcluir
  18. O Roj fica removendo meus comentarios pra que ?!

    Ahhh vai pro inferno nem falar pode mais nessa budega...

    Ahh nao sei pq to perdendo meu tempo com essas merda... já conheci pessoalemente quem tinha que conhecer,ja fiz as amizades que tinha que fazer, que foi o gelatto, o Intruder, o Lib e que pena nao conheci o Ender pessoalmente... ja ta de bom tamanho pra mim.

    Peço desculpas ai se ofendi alguem e obrigado o pessoal da Staff do IRPGCast.

    ResponderExcluir
  19. Nsss... q q houve?! Um monte de comentarios removidos pq? aparentemente não houve nada de ofensivo nesse cast. Alguem me atualiza?! Pq o Spider tah chorando?

    ResponderExcluir
  20. Excelente condução!

    Teve a parte divertida, mas principalmente teve um debate de bom tom e seguindo um raciocínio lógico aceitável, e não xingamentos ou “sou melhor que você” só de birra!
    Eu também não gosto disso se de subir de nível e ficar fazendo bild, porem às vezes se estiver em um dia mais “sangrento e estrategista” é um tipo de jogo muito divertido! Mas ficar nisso direto (ainda mais em MMO que não tem quase nadinha, negas de interpretação) é muuuuuuito complicado e cansativo!!!
    E agora que estou lendo RPG mais narrativos finalmente percebi que o legal são os conflitos! Notem que usei a palavra “conflito” e não “combate”; é bem diferente.
    É como no “Espírito do Século” se tem alguém querendo exercer poder sobre algo/alguém e o defensor não deseja ser afetado tem conflito, seja social, violência, competição amigável, entre outros.
    Acho que isso que é o mais legal e claro envolvido em uma boa historia!

    Mais uma vez adorei o cast!

    ResponderExcluir
  21. Obrigado a todos que elogiaram a condução.
    Foi um trabalho de equipe que rendeu uma ótima discussão. Obrigado ao Looock por ter sugerido a pauta (a única coisa que ele fez, já que até então ele só jogava rpg em fórum), ao Roj e ao Spider por terem se comportado e ao Parancini pela presença inestimável!

    ResponderExcluir
  22. Vamos todos afagar a cabeça do spider, o amigo da vizinhança, que ele não esta acostumado a ter suas pautas excluídas e ficou triste, carente e um pouco emo, hehehe. A ideia de um cast com a participação especial da Carol é simplesmente genial. Como disse um gênio antigo: Parla!!!!

    ResponderExcluir
  23. Nossa, quanto comentário 'podado'. Agora fiquei curioso...

    ResponderExcluir
  24. Faltou falar do MMO do D&D que tem a vantagem de ser gratis,..
    Abraço!

    ResponderExcluir
  25. Tem a vantagem de ser grátis e de ser uma grande tosquice que prejudica o cérebro, de tão tonto que é o conceito do jogo.

    ResponderExcluir
  26. @Shoran - Justamente pelo jogo ser tosco, que acho que valia apena ser comentado no cast, com certeza iria render algumas boas risadas do jogo!
    Abraço

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Para argumentar quando alguém te perturbar.

Variações sobre o arquétipo de Sherlock Holmes

IRPGCast 43: Avatar e a criação de mundos - Comentários dos comentários