Primeiro contato com uma nova civilização

Em viagens por cenários de RPG, sempre existe a possibilidade do grupo dos jogadores encontrar uma tribo, cidade ou até mesmo um planeta que nunca teve contato direto com a civilização dos personagens.
Muitos mestres-de-jogo resolvem isso com combates onde a grande atração é a nova habilidade dos inimigos, mas não seria mais interessante para o jogo uma tentativa de conversa inicial?



Para representar bem este primeiro contato, o mestre-de-jogo deve conhecer/criar os costumes desta nova civilização, e ter em mente que eles não são capazes de entender tudo o que os visitantes estão querendo dizer ou fazer.
Estender a mão para um cumprimento não significa nada para uma cultura que se saúda mostrando a língua, e um simples aceno pode significar algo muito ofensivo.
As dificuldades de compreensão ocorrerão por parte dos personagens jogadores também, pois seus novos "amigos" têm uma linguagem próprio, e costumes um tanto difíceis de serem entendidos, como cuspir nos pés antes de entrar em algum lar ou utilizar mulheres como moeda de troca.
Boas ideias para estes primeiros contatos com tribos fictícias podem surgir do estudo de culturas reais, como os antigos indígenas ou os atuais muçulmanos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Para argumentar quando alguém te perturbar.

Variações sobre o arquétipo de Sherlock Holmes

IRPGCast 43: Avatar e a criação de mundos - Comentários dos comentários