A Máscara de Guy Fawkes

Durante os protestos ocorridos nos últimos dias, a máscara do "V de Vingança" tem marcado presença na frente de muitos rostos.
Muitos usam essa máscara imitando os "Anonymous", outros sabem da referência ao filme "V de Vingança", mas poucos leram a obra de Alan Moore, que transformou essa máscara de traidor em símbolo de um herói.

Guy Fawkes, juntamente com outros conspiradores, pretendiam trazer o Catolicismo de volta para a Inglaterra no início do século XVII, e para isso, pretendiam explodir o parlamento, matando assim o Rei Jaime I e todos os parlamentares.
Porém, assim como na Inconfidência Mineira, alguém traiu a Conspiração da Pólvora, e uma carta anônima fez com que os barris de explosivo fossem localizados e Guy Fawkes fosse preso.
E assim como no Brasil, tinha-se o costume de malhar um boneco de Judas nas manhãs do Sábado de Aleluia, na Inglaterra a diversão em todo 5 de novembro era queimar um boneco de Guy Fawkes em uma grande fogueira.

A figura de Guy Fawkes era como uma versão famosa de Tiradentes durante a época da monarquia portuguesa, era apenas um traidor que foi executado por seu crime.
Somente durante o início da República brasileira que, precisando de um herói nacional, retomaram a história do traidor de Minas, refizeram sua aparência para ficar parecido com Cristo (Tiradentes era militar, teria no máximo um bigode, e durante os meses que ficou preso, teria seus cabelos e barbas raspados para evitar a infestação de piolhos), declararam-no como mártir e o traidor da história passou a ser o delator Joaquim Silvério dos Reis.

Na Inglaterra, até hoje Guy Fawkes é considerado um traidor, porém, sua máscara se tornou o símbolo de um povo capaz de amedrontar seu governo, um povo que mostra sua insatisfação por meio de ameaças, assassinatos e explosões.
Portanto, se você está utilizando esta máscara e fica só na onda do protesto sem violência, aquela caminhada pacífica pelo centro da cidade que não incomoda ninguém, TIRA ESSA MÁSCARA QUE TU NÃO É VENDETTA!!!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Para argumentar quando alguém te perturbar.

Variações sobre o arquétipo de Sherlock Holmes

IRPGCast 43: Avatar e a criação de mundos - Comentários dos comentários