Como funciona o Mercado Financeiro Capitalista

Um produto, gerado pela união de matéria prima com um serviço custa quanto o executor do serviço quiser.
Este produto é um bem cosmético, não é algo necessário para as pessoas, mas as pessoas gostam de ter esse produto. Este produto também não é único, cada pessoa pode ter várias unidades deste produto ao mesmo tempo. E pessoas gostam de ter várias unidades deste produto.
O vendedor tem um custo de $2 com a matéria prima deste produto, e decide vender seu produto por $10, tendo assim um lucro de  $8 para receber por seus serviços.
$10 é considerado um preço salgado para esse tipo de produto, mas ainda assim, pessoas compram, nem que seja apenas uma unidade. Gostariam de comprar mais, mas o custo seria considerado alto.

Se esse produto custasse $6, pessoas poderiam considerar comprar até 3 unidades deste produto. Gastariam $18, bem mais do que $10, mas ficariam satisfeitas, pois compraram 3 unidades do produto cosmético.
O vendedor teria um lucro de apenas $4 por unidade, o que geraria um lucro total de $12.
Um lucro de $12 pela venda de 3 unidades por $6 cada é maior do que o lucro de $8 pela venda de apenas uma unidade por $10.
$6 por unidade seria um valor satisfatório para ambas as partes.

Porém, ao custo de $10 por unidade, se uma pessoa decidir comprar 3 unidades, ela dará um lucro de $24 ao vendedor, o mesmo lucro que ele teria se conseguisse vender 6 unidades do produto por $6.
O vendedor sabe que pessoas ficariam felizes em comprar 3 produtos por $6 cada, mas sabe também que existem pessoas que pagariam $20 por 2 unidades (o que daria um lucro de $16, lucro igual a venda de 4 unidades por $6).

Enquanto 1 pessoa concordar em pagar mais, 2 pessoas não poderão comprar por menos.


Bônus: Como funciona o Mercado Financeiro Socialista.

Não existe mercado financeiro socialista, pois ninguém tem produtos para comprar ou vender.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Para argumentar quando alguém te perturbar.

Variações sobre o arquétipo de Sherlock Holmes

IRPGCast 43: Avatar e a criação de mundos - Comentários dos comentários