O Quarto Poder não é imune à Bruxa de Blair

A imprensa, com sua capacidade de influenciar pessoas e mobilizar os outros poderes, sempre se considerou acima da realidade, jogando com peças alheias.
No filme "Bruxa de Blair", em determinado momento, com os personagens andando perdidos pela floresta, um personagem é questionado sobre o porquê dele insistir em continuar filmando esses momentos a esmo, e ele responde que estar por trás da câmera dá uma sensação de impessoalidade, como se ele estivesse apenas assistindo a situação, e não fazendo parte dela.
Mas no final do filme, spoiler, a Bruxa cata todo mundo, mesmo com câmera na mão.
Parece que a imprensa percebeu isso na semana passada.
Indiferentes de sua responsabilidade, a imprensa vem agindo como uma puta paga nos últimos tempos: Fala por alto das notícias importantes, e fica se dedicando a frivolidades como dietas e celebridades. Para desviar a atenção da população da desgraça que está acontecendo em seu próprio país, logo depois de dar alguma informação que poderia levar a população a alguma conscientização, entram notícias sobre futebol e esportes em geral.
Vem funcionando; funcionando muito bem. A boiada passa mais tempo calculando quantos pontos faltam para seu time se classificar no campeonato do que entendendo como está sendo administrada a verba pública por seus governantes.
Quantas e quantas vezes os protestos não estavam estourando por todo o país, e os noticiários só falavam de transferência de jogador de futebol para time de outro país.
Até que um rojão literalmente estourou na cabeça de um cinegrafista televisivo durante um protesto.
Foi a primeira e única vez que vi um programa de esportes ser interrompido para falar de algo relevante: Neste domingo, dia 09/02/2014, o Esporte Espetacular da Globo fez uma pausa para falar do estado de saúde do cinegrafista da Band.
Será que a imprensa vai se tocar de sua humanidade, e começar a divulgar o que realmente importa?
Ou acham que ficar falando da magreza de ex-BBB vai impedir que o próximo rojão estoure no rabo de um deles?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Para argumentar quando alguém te perturbar.

Variações sobre o arquétipo de Sherlock Holmes

IRPGCast 43: Avatar e a criação de mundos - Comentários dos comentários