Tom Clancy e o "Joystick do Prazer"

Infelizmente, só comecei a ler em 2014 alguma obra de Tom Clancy.

Antes disso, o mais próximo que cheguei dele foi o filme "Caçada ao Outubro Vermelho" baseado em seu livro de mesmo nome.
Só recentemente, ouvindo um podcast, fiquei sabendo do regaço que esse filme causou no meio militar, pois alguns civis nerds de tecnologia militar ouviram um figurante da tripulação do submarino utilizando um termo técnico no plano de fundo, aquelas falas utilizadas apenas para ilustrar a cena, e conseguiram concluir qual era a tecnologia secreta que os militares estavam utilizando na época em seus submarinos.
Ainda mais impressionante é o fato de que Tom Clancy também era (morreu em 2014) apenas um nerd, que chegava a conclusões impressionantes cruzando informações públicas sobre vários assuntos.

No livro "Jogos de Estado", uma das personagens está trabalhando em uma empresa de tecnologia que está desenvolvendo mapas interativos, onde o viajante pode entrar com o local de partida e o local de destino, e o programa indica a melhor rota, além disso, o programa conta com imagens das ruas, que mostram como são os arredores de cada ponto por onde o viajante vai passar.
Nada original, uma cópia deslavada do "Google Maps" integrado ao "Google Street View".

Mas, na verdade, estamos tão acostumados com algumas tecnologias que achamos que ela existe desde muitos anos atrás.
O Google Maps começou em 2005, e o Street View foi implementado em 2007.
"Jogos de Estado" foi publicado em 1996.
Tom Clancy adiantou em mais de uma década essa ideia do Google.

Uma invenção que os gamers acham que sempre fez parte de suas vidas foi a vibração do controle.
Na verdade, ultimamente, essa implementação dos controles é até ignorada: Depois da primeira tremida, nem percebemos mais as chacoalhadas quando continuamos a jogar.
Assim como a leitura de Tom Clancy, passei a jogar videogame em console somente em 2014. Depois do SuperNintendo (e vão mais de 10 anos aí) eu só jogava videogame em computador.
Com a chegada de um videogame aqui em casa (que é o real motivo do fim do IRPGCast, conforme foi prometido na campanha "IRPG Esperança"), passei a experimentar o brinquedo.
Apesar de muitos dos jogos serem os mesmos, os controles do videogame eram diferentes, e até mesmo complicados para um "macaco velho" de mouse e teclado. Além do desafio dos dois manches direcionais, o pad seletor, os quatro botões de ação (esses são os mais fáceis), os dois gatilhos e os dois botões de gatilhos, existe a dificuldade absurda de posicionar a mira utilizando um dos manches direcionais no lugar do mouse.
Mesmo com essas dificuldades, estou me divertindo muito com o novo brinquedo, tanto que até parei de jogar no computador, e jogo os mesmos games de antes no XBox 360.

Voltando a falar de Tom Clancy, no livro "Jogos de Estado", de 1996, aquela mesma empresa que estava desenvolvendo o "mapa interativo" também estava desenvolvendo um "chip" que seria colocado nos videogames, e esses chips geravam vibrações capazer de gerar sentimentos subconscientes no jogadores para simular o sentimento dos personagens nos jogos.

O primeiro controle com a função de vibração, o "Dual Shock"em 1997.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Para argumentar quando alguém te perturbar.

Variações sobre o arquétipo de Sherlock Holmes

IRPGCast 43: Avatar e a criação de mundos - Comentários dos comentários