Todo antagonista é o protagonista de sua própria história

O vilão não é simplesmente um sujeito que fica lá, na salinha dele, só esperando o herói chegar para ele falar meia dúzia de impropérios e levar umas bordoadas.
Um "bom" vilão tem um bom motivo para ser vilão, aliás, do ponto de vista dele, ele é que está sendo o herói, e o protagonista da história é que é o antagonista dele.
O papel que um personagem depende do ponto de vista que está acompanhando-o.
Pegue o incompreendido Capitão Gancho, por exemplo. Fica bem claro que ele decidiu ficar ancorado na baía da Terra do Nunca para esfolar o Peter Pan até o pó dos ossos, mas alguém já questionou o motivo disso?
Seria apenas para pagar de pirata glamouroso num filminho da Disney e pagar aquele papelão de ceroulas no final?
Beatrix Kiddo teve sua história eternizada por sua legítima busca de vingança, e por que não ocorre o mesmo com o pobre Capitão Gancho, que teve sua mão decepada por um cruel pivete, que invadiu o barco junto com sua gangue de delinquentes sem motivo algum.
Imagine o terror, Gancho e seus amigos, praticando seus honestos atos de pirataria por longínquos mares, quando, de repente, menores beneficiados por uma legislação ridícula invadem sua propriedade e cometem as mais absurdas barbaridades.
O Capitão Gancho só não é o protagonista de uma trágica história de vingança pelo fato do foco narrativo acompanhar as estripulias de Peter Pan e seus comparsas craqueiros.
Mas um pirata é um bandido, um pirata é um assassino, um pirata é um ladrão; mas ainda assim, um pirata seria um protagonista se o foco da história estivesse nele, como foi o caso do Capitão Jack Sparrow.
É assim em qualquer história, quando você assiste "Dirty Harry", as gangues são um bando de maloqueiros que só prestam para levar pipocos, já em "Warrios", os membros de uma gangue são os heróis de uma saga épica.
Para dar sentido à sua história, dê um motivo para os seus vilões serem os antagonistas. Independente dos protagonistas, eles tem um objetivo a cumprir, e esse motivo não é apenas servir de saco de pancadas e fonte de xp para os personagens jogadores.

Vejo o trailler de um exemplo desta situação que tem tudo a ver com Dia das Mães:





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Para argumentar quando alguém te perturbar.

Variações sobre o arquétipo de Sherlock Holmes

IRPGCast 43: Avatar e a criação de mundos - Comentários dos comentários