Um Exercício de Lógica sobre: Ofensa Política Indireta.
Esses carros
poderiam estar apresentando os candidatos falando sobre suas propostas e seus
feitos. Mas não, eles tocam “jingles” destacando o nome e o número do
candidato, somados com vário adjetivos positivos aleatórios.
Quem se divulga
por meio de músicas, ao invés de usar argumentos, quer atingir o racional ou o
emocional do público?
Se despertassem a
racionalidade do público, esses eleitores poderiam acabar pesquisando e
descobrindo informações “desagradáveis” sobre esses candidatos.
Atingindo o
emocional, esse público ficará apenas com aquela musiquinha na cabeça,
lembrando o número e o nome do candidato, mas não dando nenhum incentivo para
que o eleitor pense sobre o que estará fazendo na hora do voto.
A música age no
subconsciente, o indivíduo submetido a música por muito tempo, é capaz de cantar
com exatidão a música mesmo sem ter prestado atenção no seu conteúdo.
Apesar do
investimento massivo que políticos fazem nessa divulgação (lembre-se que além
do salário do motorista do carro de som, existe o custo da adaptação destes
veículos e o custo da produção destes “jingles”) essa não é uma técnica de
controle mental infalível.
Qualquer pessoa é
capaz de pensar sobre o mundo ao seu redor, porém, muitos preferem simplesmente
aceitar a informação que lhes é apresentada, sem questionamentos.
É por isso que
candidatos fazem tanto investimento nesse tipo de mídia, para garantir votos
com a parcela mais ignorante do público.
Infelizmente, pela
baixíssima qualidade dos políticos eleitos e reeleitos, parece que é exatamente
esta parcela menos capacitada da população que vem decidindo os rumos da nação.
Comentários
Postar um comentário